O auditório do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFSM foi interditado, parcialmente, pelos bombeiros, nesta quarta-feira, em Santa Maria. O local, que era reservado para eventos, como palestras, debates e saraus, organizados pelos diretórios acadêmicos, não poderá mais receber o público. Agora, apenas reuniões de trabalho podem ser realizadas no ambiente. A interdição foi anunciada pela página do DCE no Facebook.
O comandante dos bombeiros, tenente-coronel Luís Marcelo Gonçalves Maya, explica que a interdição foi parcial e que eventos de reunião pública, como festas e palestras, não podem ser feitos no local, pelo menos até que o DCE tenha um Plano de Prevenção Contra Incêndio.
_ Eles podem fazer reuniões de trabalho, mas palestras, ou festas, como as que aconteciam, os saraus, com público de fora, não podem ser feitos. Além de não ter o PPCI, o DCE não tem itens de segurança, especialmente as saídas de emergência _ explica o comandante.
O coordenador do DCE, Alex Monaiar, acredita que com a interdição, deve aumentar a pressão para que a boate do DCE _ que está com as portas fechadas desde janeiro de 2013 _ volte a funcionar. Conforme Monaiar, os eventos que estavam marcados, como os saraus, foram cancelados.
_ Se a prefeitura não garante espaço para a juventude, que dê meios para organizar espaços de cultura_ rebate..
Para a noite desta sexta-feira, um sarau organizado pelo curso da Engenharia florestal estava marcado, mas já foi cancelado.